Apresentação
As Instituições Financeiras – IF, a partir da Resolução 3.477, de 26jul2007, obrigam-se a instituir Ouvidorias, atendendo às regras ali estabelecidas (complementada pela Circular 3.370, de 23out2007).
Ao mesmo tempo, apesar da obrigatoriedade, percebem a oportunidade de obter vantagens competitivas através da agregação de valor aos seus produtos e serviços.
Missão da Ouvidoria
Além de atender aos requisitos estabelecidos na Resolução do Banco Central, a missão da Ouvidoria se traduz nos seguintes pontos:
Objetivos Institucionais da Ouvidoria
O Banco obtém seus lucros através da sua atuação comercial de cunho financeiro. A Ouvidoria, uma vez bem sucedida, proporcionará:
Marketing da Ouvidoria
Criação da Ouvidoria
A Ouvidoria do Banco Cédula S A foi instituída em 2007 de acordo com os termos previstos na Resolução 3477 do Banco Central do Brasil, que dispôs sobre a criação de Ouvidorias pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central.
A Ouvidoria do Banco Cédula S A foi aprovada pela Diretoria neste mesmo ano de 2007 e será devidamente incluída no contrato social até o dia 30 de abril de 2008.
Para assegurar a estrita observância das normas regulamentares relativas aos direitos dos consumidores, a Ouvidoria do Banco Cédula SA, conforme descrito na Apresentação, atua basicamente como um canal de comunicação entre a empresa e os clientes, oferecendo respostas rápidas e de qualidade, de acordo com as necessidades e exigências dos clientes, inclusive na mediação de conflitos.
Constitui um canal de atendimento estritamente voltado para as questões não solucionadas por outros canais, funcionando, assim, como última instância de atendimento.
Canais de Acesso, Divulgação e Condições para Utilização pelo Consumidor
A Ouvidoria do Banco Cédula SA dispõe de diversas formas de comunicação, para receber e apurar denúncias, reclamações, sugestões e informações, que podem ser efetuadas pelos seguintes meios:
Periodicamente são veiculados anúncios de jornais divulgando os canais de 0800 591 2760 e email: ouvidoria@bancocedula.com.br. No site da instituição (www.bancocedula.com.br) existe opção para contato com a Ouvidoria. As peças de marketing contêm a menção ao 0800 para contato com a Ouvidoria.
Recursos
A equipe da Ouvidoria é composta de um Ouvidor, 3 atendentes de 0800, um operador de email. Esta estrutura foi dimensionada em função do porte da instituição e, desde o início do funcionamento da Ouvidoria, tem atendido às demandas satisfatoriamente.
A equipe de Ouvidoria responde ao Diretor indicado ao Banco Central como responsável pela Ouvidoria.